The Christian Post > Cristianismo > Jovens|Qui, 9 Set. 2010 11:44 AM EST

Luis Palau: Jovens Precisam Clara Confrontação com Evangelho

PorLillian Kwon | Christian Post Reporter tradutor Amanda Gigliotti

Cinquenta anos proclamando o Evangelho, o evangelista Luis Palau não tardou em dizer ao mundo quem é Jesus Cristo.

  • luis-palau
    (Foto: Luis Palau Association)
    Evangelista Luis Palau prega para dezenas de milhões de pessoas em Nashville, em 19 e 20 de maio de 2007. Palau celebrou 50 anos do ministério este ano.
  • luis-palau_Bolívia
    (Foto: Luis Palau Association)
    Evangelista Luis Palau é visto aqui pregando na Bolívia em 1964.
1/2

Pode ser um pouco tradicional ou simplesmente simples, mas ele acredita fortemente que “quanto mais nós pregamos, mais o evangelho se espalha.”

Aos 75 anos, o pregador nascido na Argentina continua a tradição de evangelismo em massa que ele pegou de Billy Graham. E como Graham, ele encontrou dúvidas e resistência sobre o seu método de pregar.

“Eu me lembro quando Billy Graham estava começando, eu estava presente em sua conferência em London. E alguém disse ‘bem, evangelismo em massa não funciona.’ E ele (Graham) moveu sua cabeça para trás e riu e disse que tem sido dito desde o início da história que não funciona,” Palau recordou ao The Christian Post, na quarta-feira.

“A proclamação do Evangelho trabalha,” disse ele confidentemente. “Não é o método que trabalha, mas a proclamação.”

Mas ele sentiu que uma clara proclamação das Boas Novas estava faltando em muitas Igrejas de hoje. E que isso estava criando uma geração de jovens que facilmente tropeçam em sua vida na fé. Muitos jovens que caem da fé cristã não são convertidos de Jesus Cristo “de seus corações,” supôs ele.

Curta-nos no Facebook

“Se você realmente conhece a Jesus Cristo, você não vai jogá-lo ao mar, ou como eles dizem atraiçoá-lo, só porque algumas perguntas sobre criação ou evolução de um professor são promovidas ou [por causa] de alguma história das cruzadas da Idade Média. E que destrói totalmente a fé dos jovens,” disse o evangelista. “Se você realmente conhece a Jesus Cristo você pode ser supreendido por algum ataque de um professor, mas você não vai desistir facilmente de sua fé.”

Palau disse que está convencido de que os jovens precisam ser confrontados com "os pedidos de conversão, arrependimento e fé."

Ele lembra ter sido um bom seguidor de Cristo, criado na Igreja. Ele era apaixonado por Jesus Cristo, a Igreja e orações, disse ele. Mas não foi assim até que ele foi questionado incisivamente: "Se você morrer hoje, você está indo para o céu ou o inferno?" que ele realmente ficou sério. Ele tinha 12 anos então.

"Essa questão me acordou sobressaltado," disse ele. "Eu disse, eu estou indo para o inferno. E a conselheira levou-me a Cristo."

"Eu acho que nós realmente precisamos do confronto claro," salientou Palau. "Nós, pais e avós não devem estar aconchegando os jovens, dizendo que" ele é um bom sujeito, ele é um bom garoto." Ele pode ser bom, mas um dia ele vai estar se comportando de uma maneira não muito boa e nós temos que vê-los serem confrontados com a realidade da morte e da vida, da eternidade."

Apesar de Palau, que pregou a milhões de jovens, não acreditar que muitos jovens estão saindo da Igreja, ele hesitou em ir pelas estatísticas que são popularmente citadas por pastores e os meios de comunicação. Um dos mais conhecidos é que apenas quatro por cento dos jovens norte-americanos serão os Cristãos que crêem na Bíblia como adultos.

"Eu acho que isso tem sido exagerado, na minha opinião," comentou Palau. "Eu acho que as estatísticas são exageradas."

"[Mas] Eu acho que se há - e não há dúvida - uma fuga (os jovens), é a não conversão de muitos dos nossos jovens que nós pensamos que por osmose, eles podem absorver o Cristianismo," disse ele. "Não é assim que funciona. Tem que ser uma conversão do coração."

Palau trouxe sua posição no terceiro festival evangelístico neste ano e mais uma vez o foco é a juventude. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas convergirem na Mission Bay Park, na Califórnia do Sul neste fim de semana para o Festival da cidade de San Diego.

Palau tem trazido ao lado dele aclamados artistas cristãos do Newsboys, Kirk Franklin, Phil Wickham, e Marisol para atrair a nova geração, bem como famílias.

"A escola já começou assim, portanto, achamos que é mais fácil para os jovens cristãos conectarem-se com um amigo não-cristão e tentar trazê-los," disse ele.

Para o ano passado e mais a metade do ano, a equipe de Palau tem vindo a preparar os fundamentos da cidade para uma boa colheita este fim de semana. Cerca de 45.000 voluntários das Igrejas locais contribuíram para centenas de projetos de serviços à comunidade desde abril e os organizadores do festival estão incentivando os fiéis a compartilharem a razão para o seu serviço no evento de um dia.

"Nós penetramos na comunidade. Há sempre muito mais para onde ir. Mas esperamos deixar uma boa semente para trás," disse Palau.

Refletindo sobre os 50 anos, o evangelista internacional vê quanta coisa mudou desde que ele começou a pregar no mundo de língua espanhola. Naquele tempo, havia muito poucos cristãos crentes na Bíblia na América do Sul e sua influência era muito mínima, lembrou.

Nos primeiros anos de evangelização, ele encontrou a oposição e, por vezes, recebeu ameaças, disse ele. Ele continua a encontrar resistência e até mesmo vê desinteresse dos círculos protestantes hoje. Mas ele sente que hoje é a melhor tempo para estar vivo e servindo ao Senhor.

"Ver multidões e multidões que ainda se reúnem para ouvir a Boa Nova de Jesus, isso me dá muita alegria," compartilhou ele. "O Senhor chamou-me quando eu era adolescente, ou pelo menos eu senti o impulso de evangelizar as cidades, e Ele graciosamente nos permitiu fazer isso. Essa é uma grande alegria."

"[Jesus] disse que se eu for levantado, vou trazer todos os homens para mim. Esse é o nosso sonho."

Palau tem compartilhado o Evangelho pessoalmente para 25 milhões de pessoas em 72 países com mais de um milhão de decisões registradas para Jesus Cristo.

  • Victoria Osteen e seu esposo Joel Osteen, pastor sênior da Igreja Lakewood em Houston, Te...
  • ...
  • Brasileirão 2013: tabela de classificação completa após 1ª rodada...
  • Protestos ocorrem com a aprovação do casamento gay na França....
Não Perca