The Christian Post > Cristianismo|Ter, 22 Fev. 2011 13:46 PM EST

O ‘Encobrimento:’ O que Realmente Significa ser Cristão

PorLillian Kwon | Christian Post Reporter tradutor Abigail Viana dos Santos

A verdade é que ser cristão é ser um escravo de Cristo, de acordo com um autor evangélico.

  • Presbyterian_church_fredericksburg
    (Foto: Joy Hunter)
    O Pastor John MacArthur pregando na Capela de St. John's, em Charleston, SC, 8 e 9 de fevereiro de 2011.

Isso pode não soar bem para muitas de pessoas, especialmente na América onde a imagem da escravidão é, sem dúvida, feia e lamentável. Mas John MacArthur sugere em seu novo livro (Slave) Escravo que é a maneira mais precisa para compreender verdadeiramente o que significa ser um seguidor de Cristo.

A imagem de um escravo, porém, escapou de muitos Cristãos de hoje, provavelmente por causa do que MacArthur defende serem erros de tradução do Novo Testamento.

A palavra grega para escravo é doulos e ele aparece 124 vezes no texto original, disse ele, citando Slave of Christ (Escravo de Cristo) de Murray J. Harris. Mas quase todas as traduções do inglês moderno tem substituído o termo com um suave "servo."

"Ironicamente, a língua grega tem pelo menos meia dúzia de palavras que podem significar servo. A palavra doulos não é uma delas," disse ele, citando mais uma vez Harris.

MacArthur, considerado um dos evangélicos mais influentes no país, chegou a esta descoberta apenas alguns anos atrás, embora venha estudando as Escrituras há mais de meio século.

Curta-nos no Facebook

Foi o livro de Harris, que trouxe a questão à sua atenção durante um vôo para Londres em 2007.

Ele compreende que erros de tradução podem ter sido cometidos por causa do estigma ligado à escravidão na sociedade ocidental e porque em, era comum a traduzir doulos com a palavra latina servus.

No entanto, o pastor de 71 anos de idade, da Grace Community Church no Sul da Califórnia acredita que, se o termo correto fosse utilizado, o Cristianismo seria muito diferente hoje.

"Não tenho dúvida de que esta ocultação perpétua de um elemento essencial da revelação do Novo Testamento tem contribuído para a maior parte da confusão no ensinamento e prática evangélica," escreveu ele em Slave (Escravo).

 A linguagem do Cristianismo contemporâneo é "qualquer coisa, menos a terminologia de escravo," lamentou, observando que os sermões são muitas vezes sobre o sucesso, a saúde, a busca da felicidade e Deus querendo que seus seguidores sejam tudo que querem ser.

"Em vez de ensinar o evangelho do Novo Testamento - onde os pecadores são chamados a se apresentarem a Cristo, a mensagem contemporânea é exatamente o contrário: Jesus está aqui para realizar todos os nossos desejos," observou o pastor.

Não é novidade para MacArthur criticar muito do que ele está vendo nas Igrejas de hoje. Ele é autor de vários livros tentando esclarecer o evangelho. Mas ele acha que a percepção - de ser um escravo de Cristo - atinge o cerne da questão.

"Até que você entenda o que isso significa, que Ele é o Senhor e eu sou Seu escravo, você vai receber todos os tipos de coisas erradas," disse ele ao The Christian Post. "[O] problema na verdade se resume a esta idéia que nós entendemos do significa que Ele é o Senhor e eu sou Seu escravo. Este é o maior esclarecimento do paradigma alcanlçado, porque tudo se encaixa nisso. "

É claro, que MacArthur está ciente de que este conceito não é susceptível de ser abraçado facilmente.

"A verdade da Palavra de Deus é sempre contracultural," escreveu ele. Mas "é difícil imaginar um conceito mais desagradável para as sensibilidades modernas do que o de escravidão."

Ele reconhece que é controverso, de confrontacional e odiado por ambos os incrédulos e até mesmo alguns crentes. Mas é o que diz a Bíblia.

A importância de dizer "Senhor"

Dizer que Jesus é o Senhor é uma confissão comum entre os Cristãos. Mas as pessoas não entendem, MacArthur observou.

"Se ele é Senhor, eu sou seu escravo," simplificou.

A palavra grega para "Senhor" é kyrios, ele explica em seu livro. E o seu sentido fundamental é "mestre" ou "proprietário."

Assim, dizendo: "Senhor" carrega muito peso. Isso significa obedecer, não importa o nível de sacrifício, o que significa desistir de tudo para seguí-Lo, o que significa chegar ao fim de si mesmo e submeter completamente à Sua vontade, MacArthur elaborou.

Mas não é uma simples obrigação, que serve como motivação para obedecer, observou ele. É o amor.

"Se me amardes, guardareis os meus mandamentos," Jesus disse aos seus discípulos em João 14:15.

Afinal, eles eram comprados por um preço - o sangue de Jesus.

Além disso, os Cristãos devem compreender que ser um escravo de Jesus Cristo "é a maior e imaginável bênção," disse MacArthur.

"Ele não é apenas uma espécie e Senhor misericordioso, mas Ele é também o Deus do universo. Seu caráter é perfeito, Seu amor é infinito; Seu poder incomparável; Sua sabedoria, insondável, e sua bondade, sem comparação.”

MacArthur lembra aos crentes que eles foram libertos do "vil mestre, o mais terrível mestre que se possa imaginar" - o pecado.

"A escravidão a Cristo não significa apenas a liberdade a partir de pecado, culpa e condenação. Significa, também, a liberdade para obedecer, para agradar a Deus, e para viver da forma como nosso Criador nos destinadou a viver - em comunhão íntima com Ele."

 A noção de escravidão absoluta, provavelmente, vai diferenciar os verdadeiros crentes do resto, disse ele. Embora os verdadeiros crentes que a abraçem, os "não crentes" na Igreja - alguns dos quais sei que eles são não crentes e alguns dos não crentes- que se recusam a aceitá-la e, finalmente, a deixam.

Usando a famosa ilustração bíblica do jovem rico, MacArthur observou que, se Jesus simplesmente dissesse "acredite em mim" ou "faça esta oração," como meio para herdar a vida eterna, o homem teria feito isso. Mas Jesus disse-lhe para vender tudo que tem e dar o dinheiro aos pobres.

"Jesus seguiu a questão de quem é o Senhor," frisou. "É basicamente como o primeiro mandamento - Não terás outros deuses - e Deuteronômio 6 - amar ao Senhor com todo seu coração, toda a tua alma, toda a sua alma, todo seu poder. Não há espaço para outros deuses. É por isso que Judas 4 diz que Jesus Cristo é o nosso único Mestre e Senhor. "

Slave: The Hidden Truth About Your Identity in Christ (Escravo: A verdade escondida sobre a sua identidade em Cristo) foi lançado no mês passado.

  • Victoria Osteen e seu esposo Joel Osteen, pastor sênior da Igreja Lakewood em Houston, Te...
  • ...
  • Brasileirão 2013: tabela de classificação completa após 1ª rodada...
  • Protestos ocorrem com a aprovação do casamento gay na França....
Não Perca